4 PASSOS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO EFICAZ

4-passos-para-construir-um-portfólio-eficaz

Seja em que vertente criativa for, normalmente um portfólio serve para apresentar o trabalho realizado até então, através do qual pretendemos criar confiança nos nossos potenciais clientes ou mostrar que somos a pessoa indicada para um certo cargo.
Hoje não te quero mostrar o processo de criação de um portfólio, mas sim partilhar 4 passos simples e rápidos para construí-lo de forma eficaz.

01. DESTACA OS PROJETOS CERTOS
Ao longo do teu percurso, provavelmente desenvolveste vários projetos.
A verdade é que nem todos eles se encaixam na tua oferta atual ou refletem a direção que pretendes seguir.
Seleciona apenas aqueles que abrangem as características anteriores. Foca-te na qualidade e não na quantidade e desta forma o teu portfólio irá atrair os clientes ideais e projetos que te “enchem as medidas”.
Se achares que nenhum deles se adequa, considera a possibilidade de desenvolver alguns projetos fictícios (não, não estás a contornar o sistema e é muito mais frequente do que imaginas) ou trocar os teus serviços com outras entidades, sempre de forma justa.

02. PARTILHA O TEU PROCESSO
Sempre que acrescentas algo novo ao teu portfólio aproveita esta oportunidade para partilhar todo o processo, desde o problema inicial, passando pela parte criativa e por fim, apresentado o resultado final.
Ao fazê-lo estarás a destacar o teu conhecimento e a posicionar-te como especialista no assunto, criando credibilidade no teu trabalho enquanto profissional. Para além de que permites que o teu público conheça a forma como trabalhas e como seria desenvolver um projeto contigo.
No meu caso opto por publicá-lo no blog, onde para além do texto, partilho uma imagem dos elementos essenciais de identidade visual, o link para a página de portfólio e ainda um call to action que convida o leitor e possível cliente a agir e agendar comigo. Podes verificar este exemplo e encontrar outros mais pela categoria branding.

03. PROMOVE O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO
Os nossos portfólios estão sempre em constante manutenção e longe de estarem terminados. Há projetos em curso e que eventualmente serão adicionados mais tarde.
Em vez de esperar pelo resultado final para promovê-lo, porque não tirar partido disso?
Partilha o percurso de construção através das redes sociais, convida as pessoas a participarem e a deixarem a sua opinião. Assim, despertas o interesse daqueles que te acompanham e crias alguma expectativa quanto ao lançamento do projeto.

04. INCLUI TESTEMUNHOS
Alguns dos medos dos nossos potencias clientes giram em torno do investimento e das capacidades de quem presta o serviço, portanto, o objetivo será apresentar provas de que és a pessoa indicada e que o teu trabalho valerá cada cêntimo cobrado.
Para além da exposição de resultados de qualidade e partilha de processo, de que já falámos, os testemunhos de cliente ajudam a estabelecer uma relação de confiança.
Caso não tenhas testemunhos para partilhar, mesmo depois de contactar clientes anteriores, considera acrescentar este ponto ao teu processo de trabalho. Assim, solicitar um depoimento será uma tarefa fundamental.
Consoante a tua área, pensa um pouco sobre qual a melhor altura para o fazer, tendo em conta que o teu cliente deve estar entusiasmado com os resultados.


Qual destas dicas já implementas ou vais implementar? Alguma vez te tinhas apercebido de que existem estratégias para a construção de um portfólio para além da composição de imagens e layout?

Deixar uma resposta

COMENTAR

Ganha acesso a todos os nossos recursos grátis