COMO CRIAR UM MOODBOARD

Sempre que inicio um novo projeto de branding, mesmo antes de começar qualquer desenho de logótipo, escolher uma paleta de cores ou tipografia opto pela criação de um moodboard onde agrupo uma série de imagens inspiracionais relacionadas com o conceito.
Este é um dos passos fundamentais no meu processo criativo que me ajuda a determinar a direção visual a seguir e a reconhecer se estou na “mesma página” que o meu cliente.

Quero então falar-vos sobre o meu processo de criação de moodboard e espero que estas dicas vos ajudem, sejam vocês empreendedores ou criativos, em busca de um ponto de partida para um novo projeto.

01. QUESTIONÁRIO
Quando trabalho com um novo cliente utilizo um pequeno questionário, de forma a conhecer melhor o seu projeto, tanto a nível visual como conceitual.
Neste questionário incluo algumas perguntas que me irão ajudar a construir o moodboard como: “Quais são os adjetivos que melhor descrevem a sua marca? “,“Existe alguma cor que relacione com o seu projeto?”.
Desta forma sei o que irá ou não agradar o meu cliente e a sua visão.

02. SECRET BOARD
O Pinterest é o site ideal para procurar inspiração através de imagens.
Antes de avançar para a criação do moodboard final peço aos meus clientes que criem um secret board no Pinterest onde podem guardar as imagens que refletem o estilo e as cores da sua marca. Em cada imagem peço ainda que façam uma pequena descrição sobre o porquê de escolherem essa imagem em particular.
Desta forma consigo perceber melhor as suas preferências enquanto vou visualizando as imagens escolhidas.

Nesta seleção de imagens podemos ver uma estética suave e feminina, com temas como conforto, tranquilidade, cuidado pessoal, natural, orgânico. Vemos peças em linho, a predominância do azul, muito branco e toques de dourado.

Secret Board1

NOTA: Por vezes o cliente pode gostar de uma certa cor, padrão ou estilo e no entanto este não ser adequado e atrativo para o seu cliente ideal. Devemos ter este aspeto em conta e tentar encontrar uma forma de agradar estas duas vertentes.

03. ENCONTRAR SIMILARIDADES
Através das respostas ao nosso questionário e uma vez terminada a seleção de imagens pelo cliente, devemos procurar características similares entre elas.
Observando as similaridades e pontos em comum encontramos uma direção visual, tornando-se mais fácil escolher as imagens finais para o nosso moodboard.

04. LAYOUT
Depois de reconhecer as imagens mais fortes e representativas do conceito, guardo as imagens no meu computador.
Agora basta abrir o template de moodboard no Illustrator ou Photoshop e jogar com as imagens, cortando e reposicionando, de forma a conseguir um moodboard limpo e coeso.
Existem vários tipos de layout, sendo que neste momento estou a experimentar um mais minimal, em que as imagens apresentam todas a mesma dimensão, o que facilita a leitura do mesmo (poderão ver no exemplo).

05. MOODBOARD FINAL
Depois do moodboard aprovado pelo meu cliente irei utilizá-lo até ao final do processo criativo como guia para a criação dos restantes elementos gráficos, de forma a criar uma consistência na marca.

Moodboard

EXTRA TIPS
– Nunca utilizo imagens apenas pela sua cor ou por serem bonitas. É necessário que a imagem se relacione com o tema do projeto;
– Gosto de manter a mesma distância entre as imagens de forma a facilitar a leitura do moodboard;
– De forma a encontrar outras imagens, com o mesmo tema, estilos e cores, que me possam ser úteis utilizo a secção de “pins relacionados”;
– Por vezes gosto de colocar blocos de cor ou texturas que me ajudem a criar uma paleta.


E vocês, utilizam moodboards? Qual é o vosso processo?

2 COMENTÁRIOS

  1. Joana diz:

    Fascinante o teu processo criativo de construção! Estou ansiosa por recorrer aos teus serviços. Sei que vou ficar em boas mãos!

    1. Marta diz:

      Espero que seja para breve!
      Obrigada pela confiança, mesmo. Daria o meu melhor para que a identidade do projeto Daisy & Me fizesse jus ao seu excelente conceito.

Deixar uma resposta

COMENTAR

Ganha acesso a todos os nossos recursos grátis