COMO CRIAR UMA PALETA DE CORES PARA A TUA MARCA

como-escolher-uma-paleta-de-cores-para-a-tua-marca

Escolher uma paleta de cores é um dos aspetos essências na criação de identidade visual de uma marca. Entre outros elementos, é principalmente através da cor e da sua vertente psicológica que a marca comunica.
O esquema de cores selecionado será utilizado futuramente para material de estacionário, site, post graphics, redes sociais e afins. Para praticamente tudo o que faça parte da expressão do projeto, dando-lhe consistência e facilidade de identificação.
Desta forma é muito importante que esta escolha seja feita tendo em conta certos fatores.
Ao longo deste post poderás aprender um pouco sobre psicologia da cor e conhecer o nosso método de seleção.
E se já tens a tua marca planeada e apenas te falta uma color palette que a represente, tenho a certeza que o free download que disponibilizamos te vai ajudar e muito!

Como referido antes, cada cor tem associada a sim uma vertente emocional e psicológica, por isso é crucial conhecer um pouco do significado de cada uma, antes de comprometer a marca.

PRETO – Representa poder, sofisticação e elegância. Normalmente é utilizado para marcas de luxo ou relacionadas com moda. Caracterizado por ser clássico e formal mas também arrojado e dramático.

CINZA – Simboliza segurança, confiança e maturidade. Geralmente utilizado para empresas de tecnologia futuristas e modernas ou por entidade conservadoras com design elegante.

CASTANHO – Associado a sensação de aconchego, solidez e segurança mas também a conservadorismo.

VERMELHO – Uma cor dinâmica, poderosa, dramática, conhecida por ser utilizada para retratar temas como paixão, coragem e urgência/perigo. É uma cor que estimula o apetite e desperta a atenção.

LARANJA – Caracterizada por ser uma cor vibrante e enérgica sem ser demasiado agressiva. É divertida, confiante e convidativa.

AMARELO – Representa calor, positividade, sendo bastante associado a alegria e entusiasmo. Esta é uma cor bastante interessante para projetos relacionados com cozinha pois tal como o vermelho, estimula o apetite.

VERDE – Uma cor fresca e positiva, muito utilizada em marcas relacionadas com natureza, ambiente ou equilíbrio. Também associada a algo saudável ou fértil.

AZUL – Caracterizada por ser uma cor que transmite calma, harmonia, confiança e lealdade. Facilmente utilizada para empresas corporativas ou de áreas como finanças e networking.

ROXO – Uma cor majestosa e vibrante, conhecida por representar criatividade, realeza, luxúria ou espiritualidade. Evoca serenidade e arte.

ROSA – Quando utilizada em tons claros é feminina e delicada. Os seus tons mais vibrantes são mais arrojados e modernos. Bastante utilizada em projetos relacionados com beleza.

BRANCO – Esta é uma cor que transmite uma sensação de pureza, inocência ou até mesmo vazio. Associada a simplicidade e minimalismo.

Recomendo que optes por três cores principais. É claro que não precisas seguir esta regra à risca mas quantas mais cores adicionares mais difícil será escolher a que lugar pertence cada uma delas. E se não te sentes à vontade com este tema, opta pela simplicidade!
Tenta também formar uma paleta de cores neutras onde podes incluir cinzas, beges, branco, para dar apoio na criação de alguns elementos de design como por exemplo imagens para redes sociais. Se nos segues nos Instagram já deves ter reparado que o fundo cinza é uma constante no nosso feed.

Na &COVER, ao desenvolver uma brand identity começamos sempre pela composição moodboard, algo que aliado a esta noção de psicologia da cor, dicas e de reconhecimento de todo o conceito e alicerces da marca ajuda bastante à escolha da paleta de cores.
Este moodboard funciona como uma forma de inspiração e resulta para nós, no entanto existem diversas maneiras de escolher as cores que vão representar o teu projeto. A inspiração pode surgir em qualquer lado.
Ainda precisas de um empurrão?

Descarrega as nossas paletas de cores personalizadas e escolhe a tua, consoante o conceito da tua marca.

bonus

Estás quase lá! Por favor preenche este formulário e clica no botão abaixo para ganhar acesso.


Descarrega as tuas Paletas de Cores!

 

Ao subscreveres irás ganhar acesso a todos os bonus exclusivos assim como receber os recursos diretamente na tua caixa de email.


Já tens a tua paleta de cores? Qual o processo utilizado para esta seleção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ganha acesso a todos os nossos recursos grátis