COMO ESCOLHER UM NOME DE NEGÓCIO

como-escolher-um-nome-de-negócio

Escolher o nome para o nosso negócio ou blog pode ser uma tarefa bastante difícil e demorada. Como empreendedora também eu estive nesta situação, procurando por semanas um nome que representasse o meu projeto, lembrando-me sempre de que este é a primeira impressão da nossa audiência/cliente.
Se estás a pensar criar um novo negócio ou em fazer um rebranding aqui ficam algumas dicas de como optar por um nome apropriado.

QUANDO UTILIZAR O NOME PESSOAL
– Se este for um projeto pessoal em que não existem outras pessoas envolvidas ou que potencialmente virá a ser composto por uma equipa;
– Se não pensas em expandir;
– Se tens um nome único o suficiente, fácil de memorizar e de pronunciar;
– Se já existe uma reputação ou audiência à volta do teu nome;
– Se és um artista ou tens uma profissão em que seja comum utilizar um nome próprio.

QUANDO UTILIZAR UM NOME DIFERENTE
– Se colaboras com outras pessoas;
– Se pensas em expandir o teu negócio futuramente;
– Se o teu nome é difícil de pronunciar ou de memorizar;
– Se existem produtos para venda;
– Se manténs em aberto opções como venda do negócio ou partilha do mesmo, permitindo que outras pessoas assumam o controlo, por exemplo em situações de féria, licença de maternidade, etc.

DICAS PARA ESCOLHER UM NOME DE NEGÓCIO/BLOG
Fazer uma lista abrangendo todas as palavras que se identifiquem com o teu projeto como adjetivos e conceitos. Por vezes ao misturar estas palavras pode surgir a escolha certa.

Escolher um conceito e procurar sinónimos e variações de palavras de maneira a desencadear ideias diferentes.

Averiguar a disponibilidade do domínio. É difícil encontrar um nome completamente único e por isso nem sempre o domínio que pretendemos está disponível.

COMO OPTEI PELO NOME &COVER
Desde o ínicio que decidi que queria um nome simples mas descritivo, com significado, que fosse fácil de identificar. Optei por um nome de estúdio e não por um nome pessoal, pois o meu nome pessoal não é de todo único nem apelativo, para além de que tenho objetivos para a &COVER que passam pela colaboração com outras pessoas, sendo que precisava de um nome que me desse espaço para crescer.
Basicamente o nome que escolhi representa o conceito deste projeto.

&CO: O & e o CO representam uma parceria entre nós e o nosso cliente, em que procuramos em conjunto por uma solução e por um design que represente da melhor forma o conceito que nos é apresentado.

COVER: Cover ou capa é a minha forma de ver o design. O design é como a capa para cada conceito, é aquilo que vemos primeiro, a nossa primeira impressão de um projeto em forma de imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ganha acesso a todos os nossos recursos grátis