&COVER WITH: RAFAELA GARCEZ

&cover-with-rafaela-garcez

Admito! Sou addicted em organização.
Acho que por ter crescido numa casa onde arrumação sempre foi importante e onde tudo era estimado e cuidado, fui ganhando os mesmos hábitos.
Com a minha introdução ao minimalismo, estes valores acentuaram-se ainda mais e se hoje em dia fosse necessário optar por uma área diferente ao design, seria sem dúvida esta.
Conheci a Rafaela ainda em 2018, numa altura em que o “efeito Marie Kondo” começava a surgir em Portugal e com ele, os projetos relacionados com organização. Como pessoas inspiradoras nunca são demais na nossa vida, quero que a conheças também.

 

01. Fala-nos um bocadinho sobre ti e sobre o teu percurso. Queremos saber tudo sobre uma das primeiras KonMari™ consultants em Portugal.

Para começar, quero partilhar que ouvir uma descrição dessas sobre mim, faz-me arrepiar de felicidade. Foi um percurso muito desejado e desenhado há dois anos. Tal como tu, sou designer de formação, e como qualquer designer, há uma preocupação com a funcionalidade e simplicidade de tudo o que nos rodeia, seja visual ou espacial. Trabalhei alguns anos enquanto designer, mas em 2017 percebi que era mais feliz a organizar do que a “designar”. Não sabia sequer que isto seria uma profissão ou que alguém me pagaria para arrumar, mas decidi arriscar e entrar neste novo mundo. Conheci a Marie Kondo, devorei os livros dela e percebi que era o que queria fazer com as outras pessoas, tal como ela, ajudá-las a ser felizes através da organização. Um pouco romântico, mas é possível!

 

02. O conceito do teu projeto ainda é algo pouco comum. Como o descreverias?

É essencialmente um serviço de consultoria que apoia o cliente na organização da sua casa utilizando o método japonês de organização de Marie Kondo, chamado KonMari™. O método consiste em manter em casa tudo o que nos faz feliz e deixar ir aquilo que já não comunica connosco de forma positiva. A pergunta principal do processo é “does it spark joy?”, ou seja, questionarmos todos os nossos pertences com esta questão ou outras que nos deem a resposta se queremos manter ou não nas nossas vidas.
O método tem um conjunto de etapas a seguir e momentos diferentes a aprofundar para alcançar a transformação do espaço e da pessoa.

 

03. Explica-nos um pouco melhor os teus serviços e como podem transformar a vida de quem os adquire.

Disponho do serviço de organização residencial aplicando o método KonMari™, onde trabalho em conjunto com o cliente, em sessões ou packs até 50 horas, conforme a disponibilidade e interesse do mesmo. Este é um processo que implica uma grande dedicação e entrega da parte do cliente para que a organização seja eficaz e transforme a sua casa no seu templo pessoal. Ao decidir manter apenas o que lhe traz alegria e deixar ir com gratidão o que não traz, faz com que a pessoa seja mais consciente na sua relação com os objetos e consequentemente com outras áreas da vida, seja profissional ou pessoal.

 

04. O que te levou e inspirou a criar este projeto?

Sinceramente, foi uma fase menos positiva da minha vida, que me fez questionar o que estava a fazer e qual o meu propósito nesta vida. É meio cliché, eu sei, mas foi mesmo assim. Após ler o livro de Eckhart Tolle, O Poder do Agora, percebi que era o momento certo para começar algo meu, fazer algo com amor todos os dias da minha vida e ter um impacto positivo na vida de outras pessoas.

 

05. Quais são os próximos objetivos e metas?

Partilhar os benefícios do método KonMari™ a um maior número de pessoas. Estou a trabalhar para oferecer alternativas de aprendizagem do método sem ser apenas através da marcação de uma sessão ou pack diretamente comigo. Quero que mais pessoas vivenciem esta experiência gratificante, que é vivermos rodeados apenas de pertences e casas que nos façam felizes.

2 COMENTÁRIOS

  1. Joana diz:

    Muito interessante este tema 🙂
    Para algumas pessoas poderá soar um pouco estranho de como a arrumação tem uma influência direta na nossa energia e de como nos sentimos em casa. Mas a verdade é que tem, e muito! Uma casa organizada e arrumada, por incrível que possa parecer, dá-nos uma mente tranquila .
    É um tema bastante pertinente e super interessante 🙂

    1. Marta diz:

      Completamente!
      Para mim a arrumação faz toda a diferença. Um espaço organizado permite-me focar naquilo que realmente interessa e manter a concentração e inspiração.
      Obrigada por nos acompanhares 🙂

Deixar uma resposta

COMENTAR

Ganha acesso a todos os nossos recursos grátis