TIPOGRAFIA TIPS & TRICKS

tipografia-tips-&-ricks

Tal como cor e iconografia também a tipografia desempenha um papel muito importante no design e na imagem de uma marca.
Não existe uma fórmula exata mas existem algumas dicas que podes seguir para encontrar, escolhe e agrupar tipos de letra que melhor representem e diferenciem o teu projeto, ajudando a criar uma forte identidade visual.

ENCONTRAR
Existem várias formas de encontrar fontes e de aprender mais sobre tipografia.
Se estás a iniciar o teu percurso pelo mundo do design ou não tens qualquer contacto com este tema, poderá ser uma boa opção começar da forma mais simples.
Realiza uma pesquisa, analisa a visão de designers com experiência em tipografia e entende o que te atrai no seu trabalho.
Podes encontrar inspiração por exemplo pelo Pinterest ou Dribbble, livros de design ou até mesmo em revistas como Kinfolk e Cereal.
Existem ainda vários sites onde encontrarás as mais diversas fontes, tanto gratuitas como pagas.
Por vezes as fontes gratuitas não são suficientes para causar o impacto que pretendes e poderá ser necessário investir.

Google Fonts / DaFont / Font Squirrel / Adobe TypeKit / My Fonts

ESCOLHER
Agora que já tens os conhecimentos básicos e alguma inspiração, podes passar para à escolha.
Para tal deves ter em atenção tanto o conceito como o público alvo do teu projeto.
Cada tipo de letra tem a sua personalidade e características, sendo que estas mesmas características devem estar alinhadas com o teu conceito e com a mensagem que queres passar, de forma a atrair o teu cliente ideal. Por exemplo, se o teu público é jovem e moderno terás que optar por tipos de letras com os mesmos atributos.
Existem várias categorias de fontes mas estas são as quatro classificações mais básicas e que te vão ajudar a conhecer cada tipo de letra e a escolher as mais adequadas para o que pretendes:

Serif – As serifas são as continuações de cada letra, anexadas nas suas extremidades. São consideradas fontes mais clássicas e tradicionais.
Costumam ser utilizadas em publicações literárias longas e impressas, como por exemplo romances.

Sans Serif – As fontes sem serifas não possuem as tais continuações nas extremidades, tendo um ar mais moderno e simples.
São bastante utilizadas na web, causando um aspeto mais “limpo”.

Script – As fontes script apresentam letras ligadas entre si, idênticas a caligrafia. Existem em diferentes estilos de handlettering e são consideradas divertidas e elegantes.

Display – Display é uma categoria de fonte decorativa, de exposição, tal como o nome indica. Serve para chamar a atenção, sendo mais atraente do que prática. Desta forma tendem a ser menos utilizadas.

tipografia-tips-tricks

AGRUPAR
Como disse anteriormente, não existe uma fórmula exata para escolher e agrupar fontes, no entanto, quando falamos em agrupar, o truque é utilizar o contrataste.
Para criar contraste podes fazê-lo ao utilizar categorias de fontes diferentes, como por exemplo uma fonte com serifas como título e outra sem serifas no corpo de texto, ou ao combinar diferentes espessuras e tamanhos de letra.
Normalmente são escolhidas no máximo três tipos de letra, cada uma com a sua função, por exemplo uma para os títulos, outra para o corpo de texto e uma mais divertida para utilizar em casos específicos. Desta for simplificas a imagem da marca e crias consistência.
Deves ter em atenção se os diferentes tipos de letra funcionam juntos, se são legíveis e em caso de dúvida, o melhor será manter a simplicidade.

Queres conhecer as nossas free fonts favoritas, descobrir combinações de tipos de letra que realmente resultam e dicas extra sobre este tema? Temos um ebook disponível com tudo o que precisas para definir as fontes indicadas para a tua marca!

bonus

Estás quase lá! Por favor preenche este formulário e clica no botão abaixo para ganhar acesso.


Descarrega o teu Ebook Tipografia Tips & Tricks!

 

Ao subscreveres irás ganhar acesso a todos os bonus exclusivos assim como receber os recursos diretamente na tua caixa de email.

Não será difícil encontrar, escolher e agrupar fontes para tua marca seguindo estes passos e dicas.


Quais as fontes escolhidas para tua marca? Queres partilhar uma combinação de fontes perfeita?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ganha acesso a todos os nossos recursos grátis